sexta-feira, 23 de abril de 2010

Matéria da Folha do Ônibus

Decisão questionável em Osasco
______________________________
Emídio de Souza cede prédio da Fac-Fito à Unifesp e provoca revolta nos estudantes e professores.
______________________________________

Uma decisão da administração municipal de Osasco está dando o que falar. Neste mês, o prefeito Emídio de Souza (PT) cedeu o prédio da Fac-Fito à Universidade Federal de Osasco (Unifesp). Mas para quem se lembra, em 2008 o presidente Lula esteve no município para lançar a pedra fundamental da Universidade, que deveria ser construída no terreno adquirido pelo Ministério da Educação, localizado na Vila Quitaúna. Portanto, não há vestígios que no local haverá a construção.
E para não 'ficar feio', a solução encontrada foi a cessão do prédio da Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco à Unifesp, pois só assim, a promessa que o município teria uma universidade federal seria cumprida, mesmo que em partes. Mas para isso, os alunos da Fito estão pagando um valor muito caro: terão de deixar as atuais instalações.

'Bem-vinda, sem desapropriação'
A falta de organização da prefeitura de Osasco, quando decidiu ceder um prédio em pleno funcionamento, é visível, segundo declarações do criador e professor da Fito, Guaçu Piteri. "Ninguém é contra a vinda da Unifesp, mas ninguém é a favor da desinstalação da Fac-Fito. Para fazer essa concessão, o prefeito deveria ter preservado a nossa faculdade".

Desrespeito total
Funcionários e estudantes da Fito reclamam que em nenhum momento foram avisados que seriam obrigados a deixar o prédio ainda no primeiro semestre. "Não acreditava que o prefeito seria capaz de fazer isso, uma vez que a bandeira de campanha dele foi a revitalização da Fito. Mas vi que o prefeito iria ceder à Unifesp o nosso prédio. Em reunião com diretores, eles também não sabiam de nada", informou o presidente do Departamento Acadêmico da Fito, Wagner Ascimo.
Questionada sobre o porquê de não informar os estudantes sobre o 'empréstimo' à Unifesp, a prefeitura de Osasco informou: "Os alunos serão informados sobre a mudança em momento oportuno, assim que todos os prazos para isso estiverem definidos".

Na calada da noite
A decisão do prefeito pegou muita gente de surpresa. No entanto, a cessão era algo que estava na pauta do Executivo há muito tempo, uma vez que a Unifesp nos informou já ter iniciado suas atividades para atuar nesse local.
"A partir da cessão das instalações, a Unifesp desenvolveu um programa pedagógico para este campus. No total, o local irá abrigar, inicialmente, 250 vagas para alunos. Será realizado vestibular no final deste ano e a previsão é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2011. Não há previsão de quando terão início as obras no terreno adquirido pelo MEC".

Seria coincidência?
No que tange à jogada política, Guaçu Piteri comenta que em época de eleição alguns fatos chamam a atenção. "O deputado João Paulo Cunha (PT) trouxe o ministro da Educação, Fernando Haddad, para dizer que teria uma universidade federal em Osasco. Até a eleição do prefeito Emídio de Souza nada havia acontecido e para justificar o não cumprimento da promessa, eles trouxeram o Lula para lançar a pedra fundamental. Como tem eleição este ano, eles já começaram a falar que a faculdade vai começar ano que vem. É coincidência de 2 em 2 anos eles falarem sobre esse assunto", desabafou Piteri.

Tayonará Géa

Um comentário: